terça-feira, 15 de junho de 2010

Aplicação dos elementos químicos


Astato:Nenhuma aplicação é conhecida ou descrita para o astato ou compostos de astato, devido à sua meia-vida muito curta de, ~ 8 horas.



 
 
 
 
 
Radônio:É utilizado principalmente em sismógrafos.


Rádio:Ele é utilizado em tintas fosforescentes e como fonte de nêutrons.

Chumbo,Bismuto,Polônio.

Chumbo:O chumbo é utilizado em ligas metálicas, tais como: ligas de baixo ponto de fusão (Sn-Pb-Bi) e ligas para solda (Sn-PB). Além disso, o chumbo é utilizado em fusível de eletricidade, baterias de automóveis e em proteção contra radiação.
Bismuto:O bismuto é utilizado na produção de vidros, cerâmicas, atadura contra queimaduras, semicondutores, catalisadores e ligas metálicas de alta resistência a temperaturas elevadas.
Polônio:O polônio é utilizado em baterias nucleares e como fonte de nêutrons e de partículas alfa. Na experiência realizada para a proposta de modelo atômico de Ernest Rutherford foi utilizado o Po como fonte de emissão de radiação alfa.

Ouro,Mercúrio,

Ouro:O ouro já foi muito utilizado em cunhagem de moedas, agora, ele é padrão monetário em alguns países. O ouro, além possuir aplicação financeira, é empregado em jóias, em recobrimento de contato elétrico de alguns processadores de computador, em odontologia e em recobrimento de outros metais.








Mercúrio:O mercúrio é utilizado em termômetros, barômetros, desinfetantes, iluminação pública, odontologia (amalgama dental), separação do ouro.









Tálio:O tálio é utilizado na fabricação de pesticidas, detectores de infravermelho, vidros de baixa temperatura de fusão e alto índice de refração e em células fotoelétricas.

Ósmio,Irídio,Platina.

Ósmio:O ósmio é utilizado como catalisador na produção de amônia, em ponta de caneta tinteiro e em agulha de bússola (liga metálica com o irídio) e em ligas metálicas de alta dureza.







Irídio:O irídio é utilizado na fabricação de agulhas de injeção, em componentes eletrônicos e em ligas com o ósmio, para serem aplicadas em agulhas de bússolas e ponta de caneta tinteiro.


Irídio:O irídio é utilizado na fabricação de agulhas de injeção, em componentes eletrônicos e em ligas com o ósmio, para serem aplicadas em agulhas de bússolas e ponta de caneta tinteiro.


Tântalo,Tungstênio,Rênio.


Tântalo:O tântalo é utilizado na fabricação de ligas metálicas aço-tântalo, em próteses dentárias, turbinas de avião, reatores nucleares, ferramentas de corte e cirúrgicos, como, por exemplo, o bisturis.




Tungstênio:O tungstênio é utilizado na fabricação de filamentos de lâmpadas incandescentes, de ligas metálicas aço-tungstênio, de tubo de imagem de televisores e lubrificantes para atuarem à altas temperaturas.

Rênio:O rênio é utilizado na produção de fios de fornos elétricos, em camada de proteção para jóias, como filamento de espectrômetro de massa e em ligas metálicas utilizadas na indústria aérea.

LEO ja ta bom,vai durmi so ajeita esse titulo aki


Itérbio:O itérbio é utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de raio-X e lasers.




Itérbio:O itérbio é utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de raio-X e lasers.









Itérbio:O itérbio é utilizado na melhoria da resistência mecânica do aço. Ele é também utilizado em tubos de raio-X e lasers.

Hólmio,Érbio,Túlio.

Hólmio :Ele é utilizado na fabricação de lasers, que são usados na medicina ortopédica e oftalmológica, além de ser aplicado em espectroscopia e em ligas metálicas.
Érbio:O érbio é utilizado na indústria nuclear e em filtros fotográficos.


Túlio:O túlio é aplicado em tubos de raio X, em equipamentos de microondas e em ligas metálicas.

Gadolínio,Terbio,Disprósio.

Gadolínio:Compostos de gadolínio são aplicados na fabricação de dispositivos de televisores e de computadores. Além de serem utilizados em reatores nucleares, como absorventes de nêutrons.






Térbio:Os compostos de térbio são utilizados em componentes de tubos de televisores e em dispositivos geradores de lasers.








Disprósio:O disprósio é utilizado em televisores, como ativador de fluorescência.

Promécio,Samário,Európio.

Promécio:O promécio é utilizado em baterias nucleares e em relógios atômicos.



 
 
 
 
 
 
 
 
Samário:O samário é utilizado em reatores nucleares, como absorvedor de nêutrons e algumas vezes como catalisador de reações de hidrogenação e desidrogenação.




Európio:O európio é utilizado em tubos de televisores. Além de ser empregado como absorvedor de nêutrons, em reatores nucleares e como catalisadores no craqueamento do petróleo.

Cério,Praseodímio,Neodímio


Cério:O CeO2 é usado em cerâmicas e em polimento de lentes. O cério é também usado em pedra de isqueiro, em compostos para tingir vidros, em proteção contra corrosão, em ligas metálicas com ferro e cobre, como catalisador para produção de amônia e em conversores catalíticos de automóveis.



 
 
Praseodímio:O praseodímio é utilizado na coloração de vidros (cor amarela), materiais fluorescentes e componentes eletrônicos.
Neodímio:O neodímio é utilizado na produção de laser e em astronomia para calibrar linhas espectrais.

Cesio,Bario,Lantanio

cesio:O césio é usado como componente de catalisador, em células fotoelétrica e em relógio atômico










bario:O bário é utilizado na produção de uma liga metálica com o níquel, que por sua vez, é utilizada na fabricação de velas de ignição de automóveis.










Lantânio:O lantânio é utilizado em dispositivos eletrônicos e em ligas que são usadas em pedras de isqueiros.








Telurio,Iodo,Xenônio

Telúrio: O telúrio é utilizado como semicondutor, catalisador e pigmento para tingir vidros e cerâmicas.







Iodo: Um sal de iodo, o KI ou NaI, é adicionado ao sal de cozinha, para evitar os "DDI" (Distúrbios por Deficiência de Iodo), o que pode provocar problemas de saúde como: bócio, abortos prematuros, etc. O isótopo radioativo I-131 é empregado na medicina, no tratamento de tireóide.






Xenônio: O xenônio é utilizado em tubos luminosos, produzindo cor azul esverdeada. Além de ser utilizado em equipamento que produz luz estroboscópica, em lâmpada bactericida e para bronzeamento.

Índio, Estanho, Antimônio

Índio: índio é utilizado na produção de ligas metálicas empregadas na fabricação de semicondutores, e em reatores nucleares, como capturador de nêutrons. O InAs e o InSb são utilizados na produção de transistores e termistores de baixa temperatura.




Estanho: O estanho é bastante empregado em ligas com o cobre, em revestimento de latas, como uma proteção para os alimentos, para que eles não fiquem em contato direto com a lata. É utilizado como depósito em vidros para atuar como desembaçador, quando se faz passar corrente elétrica.



Antimônio: O antimônio é empregado na produção de ligas metálicas e semicondutores. Além de seus compostos serem utilizados como pigmento na cor amarela, como medicamentos e material refratário, resistente ao fogo e à altas temperaturas.

Paládio, Prata, Cádmio

Paládio:O paládio é utilizado na produção de ligas metálicas com ouro, produzindo ouro branco; e com platina, resistente à corrosão. Ele é também utilizado como catalisador de reações de hidrogenação, em contato elétrico de baixa voltagem.









Prata: A prata metálica possui grande aplicação na joalheria. No entanto, é na indústria fotográfica que a prata é mais empregada, na forma de AgBr. Além da prata na forma de AgNO3 ser utilizada na medicina, para combater problemas de pele, gastrites e diarréias.






Cádmio: O metal é utilizado em fusíveis elétricos, em reatores nucleares, em ligas metálicas de baixa temperatura de fusão e em cadmiação (processo de proteção à corrosão, no qual o metal é depositado na superfície a ser protegida). Os compostos são utilizados como pigmento de tinta na cor amarela - CdS.

Tecnécio, Rutênio, Ródio

Tecnécio: O tecnécio é aplicado na medicina radioativa contra o Câncer. Além de ser utilizado em detectores de radioatividade, e como supercondutor.










Rutênio: O rutênio é utilizado na produção de ligas metálicas, com titânio, de alta resistência a corrosão. Ele é também utilizado na joalheria, como contato elétrico e como catalisador de reações químicas.






Ródio: O ródio é utilizado na fabricação de conversores catalíticos para automóveis e refletores de faróis. Ele é também utilizado como catalisador em reações químicas, em joalheria, em ligas resistentes à corrosão e em contato elétrico.

Zircônoi, Nióbio, Molibdênio

Zircônio: O zircônio é utilizado em ligas resistentes à corrosão, em reatores nucleares e supercondutores. O ZrO2 é utilizado em cerâmicas refratárias e baterias.




Nióbio:O nióbio é utilizado na fabricação de diversas ligas metálicas de alta rigidez, aplicadas à indústria aeroespacial e ligas supercondutoras magnéticas, como a Nb-Zr.






Molibdênio: O molibdênio é utilizado em ligas metálicas com ferro e outros elementos, em componentes de aviação e mísseis, como catalisador em reações químicas e na indústria petroquímica. Além de ser utilizado como pigmento de cerâmicas e esmaltes.

Rubídio, Estrônico, Ítrio

Rubídio: O rubídio é utilizado na produção de semicondutores e células fotoelétricas. O RbOH é empregado em baterias de funcionamento à baixas temperaturas.









Estrôncio: O estrôncio é empregado como agente desoxidante, na fabricação de ligas metálicas. O isótopo Sr-90 é aplicado na medicina, para detectar o metabolismo do cálcio. O SrCO3 é utilizado na produção de vidros de televisores e monitores.






Ítrio: O ítrio é utilizado na produção de semicondutores, vidros, cerâmicas e formação de ímãs permanentes (ligas com cobalto). Ele é utilizado também em tubos de televisores, responsável pela cor vermelha.